
A Microsoft revelou a chegada de uma funcionalidade inédita que possibilita a conexão entre computadores e dispositivos móveis das fabricantes Realme, OnePlus e Oppo (nas linhas Find e Reno).
O novo recurso permitirá a compatibilidade com o "Vincular ao Celular" (Phone Link em inglês) dessas três marcas, sendo o único requisito que o dispositivo possua o sistema operacional Android 7.0 ou superior.
Leia também: Como realizar chamadas pelo PC no Windows 11
Anteriormente, somente modelos da Samsung, Honor e o Surface Duo 2 da Microsoft tinham acesso a essa funcionalidade no caso do Android, juntamente com versões mais recentes do iPhone (somente no Windows 11).
Por enquanto, o recurso ainda não está disponível nos aparelhos dessas três marcas, e não há uma previsão para a adição desse suporte.
O que é o "Vincular ao Celular"
O "Vincular ao Celular" é um recurso da Microsoft que existe há alguns anos e possibilita a conexão entre dispositivos móveis e computadores com sistema operacional Windows 10 (com atualização de maio de 2019 ou superior) e Windows 11, permitindo a realização de diversas tarefas entre ambos.
Tela inicial do "Vincular ao Celular" no Windows 10.

Na prática, esse recurso oferece acesso instantâneo pela tela do PC a mensagens de texto, fotos recentes tiradas com o celular, espelhamento da tela, execução de alguns aplicativos móveis compatíveis, recebimento e realização de chamadas telefônicas, além do gerenciamento de notificações.
Para estabelecer a conexão, ambos os dispositivos precisam estar próximos, ligados e conectados à mesma rede Wi-Fi.
Leia também: Como vincular um celular Android com o Windows 11
Posteriormente, o usuário deve abrir o software "Vincular ao Celular" no PC com Windows (pré-instalado de fábrica no sistema) e seguir os passos indicados na tela.
No final da configuração, o programa gera um QR Code para efetuar o pareamento, bastando ao usuário escanear esse código com a câmera do dispositivo móvel.