
Esta foi a segunda tentativa de voo, após o fracasso em abril, quando uma nave idêntica explodiu devido a um problema no propulsor Super Heavy.
Diferentemente da primeira tentativa, todos os motores foram ativados com sucesso, e a Starship realizou uma decolagem impressionante em direção ao espaço. Após aproximadamente quatro minutos, os estágios propulsor e cápsula foram desconectados, prosseguindo a nave em direção à órbita da Terra.
Com uma imponente altura de 121 metros e equipada com 33 motores no primeiro estágio e 6 no segundo, a Starship representa o foguete espacial mais poderoso da história. Apesar de terem perdido o contato com a nave durante a transmissão ao vivo, os apresentadores consideraram o lançamento um sucesso, mesmo que a possibilidade de uma explosão em órbita tenha sido levantada.
O teste de voo introduziu um novo método de separação de estágios chamado "hot-staging". Mesmo não sendo tripulado, o objetivo principal da missão era enviar a nave à órbita do planeta e retornar à Terra, uma operação prevista para durar cerca de 1h30.

O segundo teste de voo, assim como o primeiro, ocorreu na base área da SpaceX em Boca Chica, EUA, e foi novamente não tripulado. Apesar das expectativas moderadas quanto ao sucesso completo da missão, os especialistas destacaram a importância de cada voo de teste na coleta de dados cruciais para aprimorar futuras missões, incluindo lançamentos tripulados.
Projetada para transportar até 100 pessoas em missões de longo alcance, como para a Lua e Marte, a Starship é parte fundamental da missão Artemis 3 da NASA, programada para enviar astronautas de volta à Lua em 2025. O primeiro teste de voo forneceu lições valiosas, levando a melhorias substanciais no veículo e na infraestrutura terrestre para aumentar a probabilidade de sucesso em futuros voos. O segundo teste estreou um sistema de separação de estágio quente, um novo sistema eletrônico Thrust Vector Control (TVC) para os motores Super Heavy Raptor, além de melhorias na base da almofada e um defletor de chama de aço resfriado a água, entre outras melhorias.